DERMATOLOGIA CLÍNICA

A Dermatologia Clínica é a área da dermatologia que tem como foco as doenças que afetam a pele, os cabelos e as unhas. A medicina tem cada vez mais se preocupado com questões relacionadas à pele, já que este é o maior órgão do ser humano. A Dermatologia Clínica tem como especialidade os tratamentos de tumores, infecções e inflamações da pele, cabelos e unhas. Dentre alguns exemplos de doenças da pele, cabelos e unhas atendidos e tratados pela Clínica de Dermatologia Dra Márcia Ferraz Nogueira, podemos citar:

ACNE

Muito comum, acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos.

ALERGIAS

Alergia é o nome dado a algumas reações inflamatórias ou irritativas que acontecem na pele, que podem ocorrer em qualquer lugar do corpo, sendo causadas por um agente agressor.

ALOPÉCIA AREATA

Alopecia Areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune.

CÂNCER DE PELE

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer.

COLAGENOSES

As colagenoses ou doenças do colágeno são um grupo de doenças inflamatórias autoimunes que causam um aumento ou uma redução na produção das fibras de colágeno do corpo.

DERMATITE ATÓPICA

É um dos tipos mais comuns de alergia cutânea caracterizada por eczema atópico. É uma doença genética, crônica e que apresenta pele seca, erupções que coçam e crostas.

DERMATITE DE CONTATO

A dermatite de contato (ou eczema de contato) é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia.

DERMATITE HERPETIFORME

A dermatite herpetiforme ou dermatite de Duhring-Brocq é uma doença bolhosa da pele. Na verdade, não se sabe exatamente o que provoca seu surgimento.

DERMATITE PERIORAL

É uma doença que aparece na região da face, principalmente ao redor da boca e nariz, mas que pode evoluir para a área ao redor dos olhos, quando recebe a denominação de dermatite periocular.

DERMATITE SEBORRÉICA

Dermatite seborréica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas.

DOENÇAS DE UNHAS

As unhas são anexos dos dedos e tem a principal função de proteger a região de traumas e choques. Elas também têm como função a defesa e acabam dando mais precisão e firmeza na pegada.

FOLICULITE

Foliculite é uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos. Geralmente, é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus e, até mesmo, por uma inflamação de pelos encravados.

HERPES

Herpes é uma doença causada por dois tipos de vírus: o Vírus Varicela-Zóster (VVZ), que causa catapora (varicela) e também o popularmente conhecido cobreiro (herpes zóster) e os herpesvírus tipo 1 e tipo 2, que causam o chamado herpes simplex.

HIPERIDROSE

É uma condição que provoca suor excessivo, na qual os pacientes podem transpirar muito até mesmo em repouso.

INFECÇÕES CUTÂNEAS

A pele funciona como uma barreira do corpo entre o meio interno e o ambiente. Ela pode sofrer alterações e ser afetada por agentes agressores, surgindo assim as infecções.

MANCHAS NA PELE

As manchas podem tirar os sonhos de muitas pessoas que sonham com uma pele com a cor e aspecto uniforme. Ter uma pele sem manchas é possível, com cuidados e tratamentos adequados.

MELASMA

Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo.

MICOSE

Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. São particularmente frequentes nos trópicos, onde existem condições ideais de calor e umidade, necessárias para o desenvolvimento dos fungos.

MOLUSCO CONTAGIOSO

Também conhecido como molusco contagioso é uma infecção viral contagiosa relativamente comum nas crianças. São pequenas pápulas da cor da pele, com umbilicação central (depressão patológica em formato similar ao do umbigo) muitas vezes confundida com verrugas vulgares.

PSORÍASE

Doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente.  Sua causa é desconhecida, mas se sabe que pode estar relacionada ao sistema imunológico, às interações com o meio ambiente e à suscetibilidade genética.

QUEDA DE CABELO

O ciclo de vida natural do cabelo inclui a queda dos fios por diversos motivos. A queda pode se intensificar nas épocas mais frias do ano, como o outono e o inverno devido a uma menor irrigação da raiz, que pode receber menos nutriente e sangue nesta época do ano.

ROSÁCEA

É uma doença vascular inflamatória crônica, com remissões e exarcebações, também chamada erroneamente de “acne rosácea”, pois a acne é uma doença da glândula sebácea, totalmente diferente da rosácea, seja pela a causa ou idade, ou pelos aspectos clínicos e as características no geral.

SARDAS

As sardas, também conhecidas com o nome de efélides, são causadas pelo aumento de melanina, concentrada em pequenos pontos da pele.

VERRUGAS

Verrugas são proliferações benignas da pele causadas pelo papilomavírus humano (HPV). A infecção ocorre nas camadas mais superficiais da pele ou mucosa, ativando o crescimento anormal das células da epiderme.

VITILIGO

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.