Este site segue os princípios da resolução do CFM 1974/2011 e do código de conduta Web de medicina e saúde. A informação é oferecida com propósito de educação e informação, não necessariamente são técnicas praticadas na Clínica. Não substitui opinião médica em atendimento formal. Se você tem qualquer problema de saúde, contate seu médico ou profissional de saúde. O objetivo do ato médico, como em toda a prática médica, constitui-se da obrigação de meio e não de fim ou resultado. Todas as informações e textos são produzidos por médicos da Clínica. Fotos são meramente ilustrativas. Direitos são reservados. A publicação e redistribuição de qualquer conteúdo é proibida sem prévio consentimento”
ALERGIAS
O que é?
Alergia é o nome dado a algumas reações inflamatórias ou irritativas que acontecem na pele, que podem ocorrer em qualquer lugar do corpo, sendo causadas por um agente agressor.
As alergias podem ser causadas por diferentes agentes e ter intensidades e gravidades muito distintas. Os sintomas mais comuns são erupções cutâneas como bolinhas brancas ou avermelhadas, vermelhidão ou manchas avermelhadas na pele, que geralmente vem acompanhadas de coceira e desconforto intensos.
É importante conhecer as causas mais comuns e entender o que fazer e como tratar uma alergia de pele.
Tipos de Alergias
As alergias são dermatites não contagiosas, que normalmente são bastante incômodas. Elas podem ser causadas por agentes que atacam diretamente a pele ou por ingestão de agentes alérgenos, como alimentos.
Os principais tipos de alergias de pele são:
- Urticária: é uma lesão de pele avermelhada, em placas e com relevo, com intensa coceira. Ela pode ser causada por remédios, alimentos, picadas de abelhas e contato com substâncias como pólen, látex e tintas. A urticária também pode ter origem não alérgica, sendo causada por doenças infecciosas. Este caso pode ocorrer principalmente em crianças;
- Dermatite de contato: irritação de pele bem localizada causada pelo contato com substâncias específicas, como bijuterias, plantas, esmaltes, perfumes, entre outros agentes. Ela causa uma erupção na pele, que pode apresentar vermelhidão, bolhas e rachaduras, pele grossa e áspera, podendo tanto coçar quanto arder;
- Dermatite atópica ou eczema: muito comum em crianças, ela causa uma lesão grosseira, que sempre coça. As lesões são normalmente localizadas nas áreas das dobras do corpo, como parte interna dos cotovelos, atrás dos joelhos, na virilha e pescoço. A causa é a predisposição genética e os fatores ambientais, como clima seco, no entanto, no verão algumas crianças pioram, pois o suor acaba sendo um fator de piora. É uma condição recorrente, que vai e volta e que pode desaparecer totalmente com o crescimento da criança;
- Picadas de insetos (estrófulo): Algumas pessoas apresentam reações alérgicas importantes a picadas de insetos, tendo um quadro alérgico com dor, vermelhidão, inchaço e coceira no local da picada. Casos de alergias mais graves podem desenvolver uma reação alérgica severa, pode necessitar de atendimento médico imediato.
Principais Agentes Causadores
Os agentes causadores de alergia podem variar muito de pessoa para pessoa, dependendo do sistema imunológico e das reações de cada um. Entretanto, alguns agentes têm a maior tendência a causar alergias e são irritantes para um grande número de pessoas.
Podemos citar alguns agentes causadores de alergia mais frequentes:
- Pólen, ácaros e pêlos de animais;
- Corantes (em sucos, em chocolates e em medicamentos)
- Picadas de insetos, como abelhas, vespas e mosquitos;
- Plantas como a hera venenosa e alguns tipos de gramíneas;
- Alguns medicamentos, como penicilina e insulina de origem animal;
- Alimentos como ovo, soja, camarão e frutos do mar, amendoim, uvas entre outros;
- Produtos químicos presentes no esmalte, em cosméticos, perfumes e maquiagens;
- Látex, borracha, couro e tintas;
- Níquel e outros metais.
Tratamentos
A alergia deve receber diagnóstico médico para que seja indicado o tratamento mais apropriado. Quando aparecerem sinais de alergia, é sempre importante consultar um médico para avaliação.
Normalmente são indicados medicamentos antihistamínicos ou até corticóides orais e loções ou pomadas para aliviar a coceira e o desconforto e tratar as erupções. É sempre importante procurar um médico para ter o tratamento correto e evitar prolongar o problema.
Se a reação alérgica for muito severa, incluindo dificuldade para respirar, inchaço nos lábios ou garganta, tontura, confusão mental, náuseas e vômito, deve-se procurar imediatamente atendimento médico. O choque anafilático é uma reação alérgica violenta, que pode matar. Por isso a pessoa deve ser atendida rapidamente.
Sociedade Brasileira de Dermatologia