CIRURGIA DERMATOLÓGICA

A cirurgia dermatológica engloba desde tratamentos para melhorar a qualidade de vida e auto estima de seus pacientes até tratamentos para câncer de pele, utilizando o que existe de mais moderno em procedimentos básicos e avançados para fins corretivos e/ou cosméticos.

A pele é suscetível a descolorações e proliferações, ela também pode ser danificada pelo excesso de exposição aos raios de sol e envelhecimento. Na maioria dos casos, problemas cutâneos que requerem cirurgia dermatológica podem ser encaminhados ao consultório do seu dermatologista e geralmente com anestesia local, causa mínima dor e baixos níveis de complicações.

Após obter o histórico médico do paciente, o dermatologista examinará e diagnosticará o problema cutâneo, explicará o que poderá acontecer se não tratado, descreverá os procedimentos assim como seus riscos e benefícios e as diferentes opções de tratamentos e os cuidados do pós-tratamento. As consultas são geralmente necessárias antes e depois dos procedimentos cosméticos para discutir as opções de tratamento, possíveis complicações, restrições pós-operatórias, expectativas dos pacientes e questionamentos

A Dermatologia Cirúrgica compreende uma grande variedade de procedimentos, e a Clínica Dra. Márcia Ferraz Nogueira realiza os seguintes:

CÂNCER DE PELE

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer.

CAUTERIZAÇÃO QUÍMICA

Termo médico utilizado para descrever a aplicação de uma substância cáustica ou ácida sobre uma lesão, com o objetivo de removê-la.

CIRURGIA DE CISTO

Existem diferentes tipos de cistos, o mais frequente é o epidérmico. Trata-se de um nódulo benigno que pode surgir em qualquer área do corpo, porém é mais comum na face, pescoço e tronco, que são regiões com maior acúmulo de glândulas sebáceas.

ELETROCAUTERIZAÇÃO

Eletrocauterização, ou simplesmente cauterização, é um procedimento cirúrgico destrutivo. A lesão é carbonizada por eletricidade e calor, sendo que o material pode ser coletado e enviado para análise patológica ou não.

LIPOMA

Lipomas são tumores cutâneos benignos compostos por células de gordura maduras. São os mais frequentes na população, com a incidência estimada de 10% e prevalência em 2,1 por 1.000 pessoas. Apresentam-se geralmente nas regiões subdérmica e subcutânea, e podem-se localizar em qualquer parte do corpo, incluindo vísceras e cavidades.

REMOÇÃO DE PINTAS, MANCHAS E VERRUGAS

O procedimento é super rápido e seguro e em poucos minutos você pode ficar livre delas. Na realização do procedimento aplicamos anestesia tópica local para que você não sinta desconforto.

REMOÇÃO DE TUMORES BENIGNOS E MALIGNOS

Existem diversos tipos de tumores benignos e malignos de pele, sendo inúmeras as formas de realizar a cirurgia para sua retirada. Na maioria das vezes, as lesões menores, tanto benignas como malignas, em pacientes com menos de 60 anos, podem ser retiradas no consultório com anestesia local. No entanto, em alguns casos, devido à idade do paciente ou da complexidade do caso, pode ser necessária a realização do procedimento em centro cirúrgico, como por exemplo em alguns casos de câncer de pele maligno.