DOENÇAS DE UNHAS

O que são?

As unhas são anexos dos dedos e tem a principal função de proteger a região de traumas e choques. Elas também têm como função a defesa e acabam dando mais precisão e firmeza na pegada.

Além de suas funções fisiológicas, as unhas servem também como importância ornamental e seu aspecto pode revelar doenças sistêmicas que atacam o corpo.

Elas têm muitas funções e muitas vezes passam esquecidas, se não fosse por aquela manicure do fim de semana, além disso elas também estão suscetíveis a ataques e doenças específicas que geralmente são muito incômodas.

Conheça agora as principais doenças de unhas.

Tipos de Doenças de Unhas

Micoses

A micose é uma das doenças mais comuns que atacam as unhas. Elas são causadas por fungos, que atacam a pele, as unhas e os cabelos.

A infecção por fungos é muito comum em ambientes tropicais e é favorecida por ambientes úmidos e quentes. Os pés são os mais atacados, mas a micose também pode atingir as unhas das mãos.

Existem vários tipos de micoses, causadas por fungos diferentes. As mais comuns são as seguintes:

  • Candidíase: é um fungo oportunista, que se instala quando a imunidade está baixa, após o uso prolongado de antibióticos ou em diabéticos;
  • Onicomicoses, tinea ungueal ou micose de unha: principal micose de unhas observada em consultórios. Acomete mais adultos e causa o descolamento da unha do leito, tornando-a mais espessa.

Verrugas

As verrugas são outras doenças de unhas muito comuns. Elas são causadas pelo papilomavírus humano (HPV). A infecção ativa o crescimento anormal das células da epiderme, gerando as verrugas.

Elas podem ser dolorosas e normalmente deformam a unha, causando desconforto e acomete pessoas de várias idades, sendo mais frequentes após a adolescência.

As verrugas podem desaparecer espontaneamente ou persistir por anos. Elas afetam pessoas de todas as idades e precisam de tratamento pelo risco de disseminação e contágio.

Paroníquia

A paroníquia é a inflamação da pele em torno da unha. Ela pode se iniciar com a perda da cutícula, através de traumatismos, ataques químicos (por produtos de limpeza, por exemplo) ou por remoção voluntária com alicate.

A perda de cutícula ocasiona a entrada de agentes agressores, causando inflamação, pus e dor. Pode provocar ainda a alteração da unha.

Para prevenir a condição, deve-se evitar o fator desencadeante da infecção e manter a integridade das cutículas, evitando a remoção excessiva.

É necessário sempre tratamento, realizado com medicamentos adequados a cada caso, para que não ocasione perda da unha e problemas maiores.

Psoríase

A psoríase é uma doença crônica, não contagiosa e relativamente comum, que ataca a pele e as unhas. É uma das doenças de unhas que tem bastante incidência entre a população em geral e tem características cíclicas, com sintomas que surgem e desaparecem periodicamente.

Os sintomas da psoríase são bem variados, causando manchas brancas ou avermelhadas, pele ressecada e rachada, coceira e queimação e inchaço nas articulações. Nas unhas, a psoríase causa unhas grossas, sulcadas, descoladas e com depressões puntiformes.

Esta é uma doença crônica que não tem cura, mas um estilo de vida saudável e um tratamento adequado ajuda a conter a progressão da doença e evitar as crises, ocasionando uma melhora geral do quadro.

Sociedade Brasileira de Dermatologia