COLAGENOSE

O que é?

As colagenoses ou doenças do colágeno são um grupo de doenças inflamatórias autoimunes que causam um aumento ou uma redução na produção das fibras de colágeno do corpo.

Ocorre um desequilíbrio interno que faz com que o sistema imunológico do corpo ataque o próprio corpo. Isso pode causar infecções oportunistas e doenças inflamatórias crônicas. Podem afetar vários órgãos do corpo, como pele, pulmões e tecidos linfáticos e causam sintomas dermatológicos e reumatológicos.

Tipos de Colagenoses

  • Lúpus Eritematoso Sistêmico: pode se apresentar de duas formas, uma que atinge somente a pele (Lúpus cutâneo), e a outra com ocorrência visceral. (Lúpus sistêmico). Mais comum em mulheres jovens, a doença costuma se desenvolver de forma lenta e contínua, com sintomas variando de leves a severos, dependendo do caso. Os sintomas são bastante variados, podendo ser localizados ou disseminados pelo corpo, incluindo manchas, úlceras, artrite, alterações renais e inflamações no pulmão. As lesões da pele são de difícil regressão.
  • Esclerodermia Sistêmica: nessa doença também conhecida como esclerodermia ocorre o acúmulo de fibras de colágeno no corpo, afetando principalmente a pele e a circulação sanguínea, podendo atingir o pulmão, coração, rins e trato intestinal. Sua principal característica é o espessamento da pele, que fica mais rígida e brilhante e com dificuldade de circulação. A evolução ocorre de forma lenta e contínua. É mais comum nas mulheres.
  • Dermatomiosite: esta doença ataca os músculos e a pele, causando fraqueza muscular, mais frequentemente no tronco, dificultando os movimentos dos braços, dificuldade de pentear os cabelos, até um quadro grave com dificuldade de deglutição e respiração. Mas qualquer músculo pode ser atingido. Pode atingir qualquer pessoa, mas é mais comum em crianças.
  • Síndrome De Sjogren: afeta as glândulas produtoras de lágrimas e saliva, causando secura nos olhos e na boca. A doença pode afetar ainda os rins e os pulmões e outras partes do corpo. Ela pode ocorrer sozinha, de forma primária, ou associada ao lúpus ou a outras doenças como artrite reumatóide

Diagnósticos e Tratamentos

Estas doenças costumam apresentar manifestações cutâneas isoladas ou associadas a outros sintomas sistêmicos. Cada doença do grupo das colagenoses apresenta alguns sintomas característicos, mas eles podem ser mascarados devido ao grau de intensidade. O diagnóstico é realizado através de exame clínico e laboratorial, como exame de sangue para identificar a presença do anticorpo específico.

O tratamento dependerá da gravidade do caso, do tipo de doença e do órgão mais atingido. Em geral, são ministrados corticóides, além de imunossupressores ou reguladores de imunidade.

Também é recomendável a utilização diária de filtro solar, além de adotar um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e prática de exercícios.

Estas são doenças que não tem cura, mas o tratamento adequado pode manter a doença sob controle, ajudando a melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes.

Sociedade Brasileira de Dermatologia