MANCHAS NA PELE

O que é?

As manchas podem tirar os sonhos de muitas pessoas que sonham com uma pele com a cor e aspecto uniforme. Ter uma pele sem manchas é possível, com cuidados e tratamentos adequados.

Mas existem vários tipos e cores de manchas que podem acometer a pele e cada tipo pode indicar um problema diferente.

Conheças as principais manchas na pele, suas causas e as condições relacionadas a elas.

Tipos

As manchas podem tirar os sonhos de muitas pessoas que sonham com uma pele com a cor e aspecto uniforme. Ter uma pele sem manchas é possível, com cuidados e tratamentos adequados.

Mas existem vários tipos e cores de manchas que podem acometer a pele e cada tipo pode indicar um problema diferente.

Conheças as principais manchas na pele, suas causas e as condições relacionadas a elas.

Manchas Marrons

As manchas marrons em geral estão associadas ao sol, a alterações hormonais e outros fatores que podem causar hiperpigmentação da pele. Veja algumas causas deste tipo de manchas:

  • Melanose: são manchas que aparecem no dorso da mão, rosto, colo, braços e costas e estão associadas à exposição ao sol. Este tipo de mancha não é maligna e é causado por acúmulo de melanina em pontos da pele;
  • Melasma: são manchas escuras que podem aparecer durante a gravidez ou pelo uso de pílulas anticoncepcionais, após exposição solar. Mas seu surgimento também está relacionado a fatores genéticos. O tratamento pode conseguir uma boa melhorar, apesar de não haver cura;
  • Fitofotodermatose: conhecida como mancha do limão, é causada pelo contato com a fruta associada à exposição solar. É uma mancha que sai com o tempo e pode ser tratada com cremes próprios.

Manchas Brancas

Área de descoloração ou de cor branca podem ser manchas na pele causadas por vários fatores:

  • Leucodermia Solar: são sardas brancas na pele, que ocorrem em áreas expostas ao sol, principalmente antebraços e pernas. São frequentes após os 40 anos e causadas pelo dano cumulativo na pele;
  • Pitiríase Versicolor: é conhecido como pano branco. É uma infecção causada por fungos que ocasionam manchas brancas na pele. Está associada à transpiração, por isso as pessoas apresentam a doença na praia, justamente quando estão aproveitando o calor do verão. Mais frequente em pessoas com peles mais oleosas.
  • Vitiligo: doença de pele auto-imune que causa um perda da coloração da pele devido à diminuição ou ausência de melanócitos, que são as células responsáveis pela formação da melanina.

Manchas Pretas

São as manchas na pele que merecem mais atenção, pois podem indicar doenças malignas:

  • Nevo: são pintas de coloração muito escura, causadas por genética ou exposição solar. Se mudarem de forma ou cor, precisam ser avaliados para descartar a possibilidade de câncer;
  • Melanoma: manchas sólidas, que podem ser mais planas ou mais altas, com bordas irregulares e coloração muito escura ou preta, ou com mais de uma tonalidade. é um dos tipos mais graves de câncer de pele, mas pode ser curado com tratamento precoce;
  • Queratose Seborreica Escura: pintas escuras que podem aparecer com o tempo e são confundidas com os nevos, mas são ásperas e aparecem em qualquer região do corpo.

Manchas Vermelhas

As manchas vermelhas podem ser indícios de infecções virais ou bacterianas, além de alergias ou lúpus, que devem ser investigadas. Outros sintomas podem indicar infecções, como coceira, dor, pus, bolhas, febre e mal estar.

Mas manchas vermelhas também podem ser nevos rubi.

  • Nevo Rubi: aparecem repentinamente, como se fosse um novelo de lã, podendo coçar e sangrar. Não causa problemas, mas a retirada é uma questão estética.

Manchas Roxas

Manchas roxas podem ser ocasionadas por hematomas. Eles são muito comuns em pessoas com fragilidade capilar maior que ficam com manchas facilmente. As manchas roxas também podem ser causadas por púrpura senil.

Púrpura Senil

Manchas roxas que aparecem com a idade, nos braços de pessoas idosas. Elas são muito comuns e são causadas pelo envelhecimento da pele. As manchas são alterações da pele e devem sempre ser investigadas se forem associadas a outros sintomas ou se as manchas apresentarem alterações de formato ou de cor.

Sociedade Brasileira de Dermatologia