Por quê e em quais ocasiões procurar um Dermatologista?
A pele é o maior órgão do corpo humano e é necessário ter atenção e cuidado com o seu estado de saúde. São várias as funções desempenhadas por esse órgão, que vão desde a regularização da temperatura corporal, proteção para evitar doenças e é onde temos receptores sensoriais para o tato e sensibilidade, por exemplo.
Durante o verão, costumamos dar mais atenção aos cuidados com a pele. Existem mais de 3 mil doenças que afetam a pele humana e por isso, durante a estação mais quente do ano, a atenção precisa ser redobrada. Por causa do calor, nossa pele fica mais úmida devido ao suor e ganha em oleosidade, dois fatores que provocam algumas doenças. Também somos mais expostos aos raios solares, outro grande perigo dessa época.
No entanto, não é apenas quando faz calor ou que notamos diferenças como manchas, acnes, sardas ou qualquer outra alteração na pele que devemos nos preocupar. A prevenção é sempre válida para evitar a descoberta de doenças quando não se há mais tempo de tratar. Nesse sentido, fazer visitas preventivas ao médico é fundamental.
O médico especialista em diagnosticar, tratar e prevenir doenças de pele é o dermatologista. Se você não tem o costume de marcar consultas com esse tipo de profissional, fica o alerta. Ainda que não se apresentem sinais visíveis de problemas, é importante fazer visitas anualmente.
Mas com que frequência visitar esse profissional? E por quais motivos? Se essas dúvidas pairam sobre sua mente, fique tranquilo. Separamos todos os detalhes que você precisa saber e listamos nos tópicos abaixo. Confira esse post e esclareça os seus questionamentos!
Por que ir ao dermatologista?
Ainda que muita gente não saiba, cuidar da saúde da pele é de fundamental importância. E para quem acha que o dermatologista cuida apenas da pele, fique sabendo que essa especialização médica trata de outras partes do corpo como os pelos, os cabelos e até mesmo as unhas.
Podemos então dizer que saúde e bem-estar são os principais motivos para ir ao dermatologista. Quando notamos quedas de cabelo, unhas quebradiças, surgimento de manchas na pele, acnes, entre outros problemas, essas são razões suficientes para buscar auxílio médico.
Marcar consultas com profissionais desse tipo também diz respeito ao cuidado com a estética. Além de questões de saúde, que são fundamentais, quem não gosta de apresentar uma boa aparência, não é mesmo?
Principais ocasiões para visitar dermatologista
Já sabemos que visitar o dermatologista não envolve apenas questões relacionadas à saúde, mas também há situações em que a estética é o principal motivo da consulta médica. Mas em quais ocasiões deve se procurar esse tipo de médico? Confira a lista a seguir e fique sabendo a resposta:
- Conhecer o tipo de pele: apesar da pele ser um órgão grande, o maior do corpo, muita gente sequer sabe qual é o tipo de pele que tem. Algumas são mais oleosas, outras são mais ressecadas e ainda há aquelas consideradas normais. Saber o tipo de pele é muito importante na hora de comprar filtros solares, maquiagens, cremes e outros tipos de loções e hidratantes. É o médico dermatologista que irá avaliar e fazer o diagnóstico da sua pele. Ele também poderá fazer recomendações sobre o que usar para manter e preservar a saúde da pele.
- Sempre que notar algo diferente na pele: sua pele começou a apresentar manchas que não tinha antes? Você está sofrendo descamação da pele com muita frequência? Espinhas e cravos estão te dando dor de cabeça? Todas essas problemáticas citadas são situações em que ter a assistência de um médico especializado na pele é fundamental. O profissional irá te ajudar a diagnosticar a causa das doenças e oferecerá todo suporte para solucionar os problemas.
- Problemas com suor: quem acumula suor na pele também precisa ir ao dermatologista. Ainda que se enfrente um clima seco, sol forte e muito calor, suor excessivo e odores desagradáveis podem ser situações em que se faça necessária ajuda médica.
- Antes da chegada do verão: curtir o verão é uma maravilha. A estação mais quente do ano é a época em que muita gente aproveita para viajar, ir à praia e também quando ficamos mais expostos ao sol. Para não ter problemas de saúde, antes de partir para o lazer, marque uma consulta com o dermatologista. Ele poderá recomendar filtros solares e dará outras instruções para aproveitar o melhor do verão sem interferir na saúde.
- Quedas de cabelo: se você sofre com quedas de cabelo, nota que toda vez que usa um pente ou escova ficam tufos de cabelo por lá, pode ser que existam problemas que vão muito além do uso de produtos capilares. O dermatologista também cuida desse problema. O profissional ajudará a identificar se há problemas hormonais e passará os tratamentos especializados.
- Câncer de pele: você sabia que o tipo de câncer mais fatal no Brasil é o câncer de pele? Ele acomete muitas pessoas pois falta o cuidado em diagnosticar a doença com antecedência. Quanto mais cedo for descoberto, menores são os riscos de morrer por causa da doença. O câncer de pele é uma das especialidades médicas do dermatologista. Ele irá diagnosticar qual dos dois tipos a pessoa tem (melanoma, o mais perigoso; não-melanoma, o que atinge mais pessoas) e irá direcionar aos tratamentos, inclusive podendo recomendar a cirurgia.
- Terceira idade: quando chegamos à melhor idade, o organismo não possui mais a mesma capacidade de defesa dos tempos de mocidade. Os hormônios são produzidos em menor escala e com menos intensidade, a pele acaba ficando mais fina e ressecada, além de termos maior propensão à contração de doenças. Por isso, idosos precisam ter mais cuidado com a pele e visitar dermatologistas ao menos duas vezes ao ano.
- Prevenção de forma geral: já dizia o ditado que “prevenção é o melhor remédio”. Ainda que você não aparente ter nenhum problema de pele, visitar o dermatologista é recomendado para fazer check-ups anuais e conferir se está tudo bem com a saúde desse tão importante órgão. É com as visitas ao dermatologistas que conseguimos antecipar o aparecimento de doenças, muitas delas podem até se tornar lesões malignas se não descobrirmos em tempo. Sabendo que há uma grande variedade de doenças de pele, e que o dermatologista cuida desse órgão e seus anexos, não deixa de ser recomendada a visita anual como medida preventiva.
Com que frequência?
A frequência da visita ao dermatologista depende muito do tipo de pele da pessoa. Peles mais claras ou que vivam em condições onde se faz necessário ficar exposto ao sol durante muitas horas (quem trabalha ao ar livre, por exemplo), deve ter mais cuidado e marcar mais consultas médicas com profissionais desse tipo.
Nesses casos o recomendado é uma visita a cada 3 ou 6 meses. Esse tempo é ideal para que sejam feitos diagnósticos mais precisos e que se identifiquem eventuais problemas na pele.
Em outros casos, pessoas que não ficam expostas à ação dos raios solares com frequência e que não possuem fototipo favorável a queimaduras de sol, marcar uma consulta anual é já mais do que suficiente para realização de check-ups.
Qual é a sua postura em relação aos cuidados com a pele? Você se encaixa no perfil daquelas pessoas que visitam com regularidade o dermatologista ou não dá tanta atenção a essa parte do corpo? Use os comentários para compartilhar suas experiências e deixar as eventuais dúvidas sobre o tema!