7 Doenças de Pele mais comuns no verão?
O verão é a estação mais quente do ano. É nesse tempo que costumamos viajar, ir à praia, ter momentos de lazer e, principalmente, quando ficamos durante muitas horas expostos diretamente aos raios solares.
Sabemos que é preciso ter cuidado, usar protetor solar, não abusar do tempo sob o sol, aproveitar horários específicos onde a incidência da luz solar é mais fraca, além de outras recomendações, ainda assim estamos sujeitos a contrair doenças.
Algumas são mais simples, outras podem trazer complicações gigantescas para nossa saúde. Se você não quer perder a chance de aproveitar o melhor do verão, fique ligado nesse post, pois falaremos sobre as doenças de pele mais comuns dessa estação do ano. Confira!
Queimaduras De Sol
Um dos maiores perigos de ficar exposto ao sol no verão é acabar gerando queimaduras na pele. Acaba por ser uma das doenças mais comuns, visto que mesmo com o uso do protetor solar, a forte incidência dos raios solares tendem a atingir a pele.
É facilmente identificável através da vermelhidão no corpo. Com as queimaduras, sentimos ardência ao toque. Isso significa que a pele sofreu danos, como ressecamento, por exemplo. Para cuidar do problema é preciso hidratar o corpo. Beber água é fundamental. O uso de loções hidratantes também é um ótimo aliado. Em casos onde a queimadura provoca muitas dores, o uso de analgésicos pode ser receitado por médicos.
A seguir, confira cuidados que podem ser tomados para evitar queimaduras de sol:
- Evite ficar exposto ao sol em horários onde os raios solares têm incidência mais forte. Esse período compreende de 11 da manhã às 4 da tarde;
- Não use maquiagens e perfumes em situações em que sua pele ficará exposta ao sol. Esses produtos podem ter reações com o contato com os raios solares, colaborando para queimar a pele;
- Use filtro solar, mesmo em dias em que esteja nublado;
- O uso de camisa UV é outra ótima opção, pois garante maior proteção à pele.
Micoses
No verão, doenças de pele como micoses são bastante comuns. Há diversas variações desse problema que podem atingir a nossa saúde. Boa parte delas é causada pela exposição a fungos encontrados na área da praia, por exemplo.
Uma das micoses mais frequentes é o pano branco. Ele é causado pelo fungo Malassezia furfur, que já existe na pele humana, mas aparece normalmente no verão pois o calor aumenta a oleosidade da pele.
O tratamento dessa, e de outras micoses, pode ser feito através do uso de loções hidratantes ou de remédios, em casos onde a situação for mais grave.
A seguir, confira cuidados que podem ser tomados para evitar micoses:
- O suor é um forte aliado das micoses. Por isso, evite ficar com o corpo suado por muito tempo;
- Para evitar que a pele fique muito oleosa, e contribua para a aparição de micoses como o pano branco, faça uso de lenços umedecidos e hidratantes corporais.
Acnes
Da mesma forma que a oleosidade da pele favorece o aparecimento de micoses, outra doença que pode aparecer no verão pelo mesmo motivo são as acnes. O forte calor provocado pelas temperaturas mais altas do verão deixam a pele mais seca, o que inicialmente ajuda a diminuir espinhas e cravos, por exemplo.
Porém, o corpo tende a responder aumentando a oleosidade natural da pele, favorecendo e agravando acnes. Para tratar deve-se usar filtro solar. Existem tipos de protetor solar feitos especificamente para a região do rosto. Outra boa alternativa é lavar o rosto com sabonete.
A seguir, confira cuidados que podem ser tomados para evitar acnes:
- Use protetor solar que não tenha óleos na composição. Isso ajuda a diminuir a oleosidade da pele e evita que os poros sejam obstruídos;
- Use sabonetes neutros ou aqueles que possuam substâncias antissépticas;
- Durante o verão, consuma alimentos leves e refrescantes. Frutas e sucos são altamente recomendados. Evite frituras.
Bicho Geográfico
Mais um exemplo de doenças de pele comuns no verão é a chamada bicho geográfico. Essa doença é contraída através de uma larva, normalmente encontrada em fezes de cachorros e gatos, que penetra a pele e provoca coceiras. Outro sintoma é a aparição de lesões que provocam um rastro semelhante a mapas, por isso o nome bicho geográfico.
É mais comum no verão, pois frequentamos mais praias e locais com areia, onde os cães e gatos fazem suas necessidades. A larva é eliminada de forma natural pelo organismo após 2 meses, mas se os sintomas causam muito desconforto deve-se visitar o médico.
A seguir, confira cuidados que podem ser tomados para evitar bicho geográfico:
- Tenha atenção na praia em que for frequentar. Praias onde costumam transitar muitos animais como gatos e cachorros são mais propícias ao bicho geográfico. Evite;
- Em casos mais graves o médico recomendou o uso de cremes ou até mesmo de medicações como Albendazol, remédio para vermes que ajuda a eliminar a larva;
- Para aliviar a coceira, podem ser usadas pomadas.
Foliculite
Esse tipo de infecção da raiz dos pelos é causada por bactérias ou fungos. Um dos perigos é que pelo verão ser uma estação quente, muitas pessoas optam pela depilação. A pele fica mais ressecada e o suor colabora para a inflamação dos poros. É nesse momento que a doença pode acontecer. A falta de hidratação na pele somada à falta de cuidados com a depilação podem agravar a foliculite.
- Faça esfoliação na pele alguns dias antes de se depilar. Isso ajuda a remover células mortas, torna a depilação mais simples e evita infecções;
- Não use roupas apertadas, opte por vestimentas mais frescas durante o verão;
- Faça esfoliação rotineiramente, principalmente antes da depilação;
- O uso de cremes e loções hidratantes é excelente para evitar o ressecamento da pele.
Brotoeja
Uma das doenças de pele que mais preocupam durante os dias quentes de verão é a brotoeja. Ela é mais comum em bebês e crianças pequenas. Acontece devido ao suor que deixa a pele úmida, provocando vermelhidão e caroços em regiões como pescoço, peito, barriga e costas.
A seguir, confira cuidados que podem ser tomados para evitar brotoeja:
- Evite deixar bebês e crianças expostos ao sol durante muitas horas;
- Use roupas frescas e sempre busque locais arejados para os momentos onde a criança for descansar;
- Não deixe a criança com o corpo suado. Banhos rápidos com água um pouco mais fria são recomendados;
- Use talco nas regiões onde a brotoeja esteja afetando com mais intensidade.
Câncer De Pele
Não há como falar de doenças de pele sem lembrar do Câncer de Pele, o câncer mais comum no Brasil. No verão, essa doença torna-se ainda mais propícia, principalmente pela exposição excessiva aos raios solares. O uso de bronzeadores convencionais intensificam os efeitos do sol, o que colabora para as queimaduras na pele e, por consequência, podem desencadear câncer de pele.
Quanto mais breve for feito o tratamento, maiores são as chances de cura. No entanto, se o diagnóstico for feito de forma tardia, o câncer de pele pode matar.
A seguir, confira cuidados que podem ser tomados para evitar o câncer de pele:
- Pessoas de pele mais clara devem usar protetor solar com fatores mais altos, pois possuem menos melanina, um protetor natural da pele. Isso não quer dizer que quem tem pele mais escura não possa contrair a doença;
- Evite ficar exposto ao sol entre 11h e 16h;
- Evite realizar processos de bronzeamento artificial;
- Use roupas como camisas UV, bonés e óculos escuros.
Conhecer as doenças de pele, como elas são contraídas e os principais cuidados que podem ser tomados para evitá-las, é de fundamental importância para passarmos o verão inteiro com saúde e podendo aproveitar ao máximo a estação do lazer.