Como proteger sua Pele no verão?
O verão está aí e com a chegada da estação mais quente do ano enfrentamos vários inimigos para a saúde de nossa pele. O sol, suor, cloro e a água salgada podem causar vários problemas e para isso devemos saber sobre os cuidados com a pele. Com procedimentos simples podemos nos livrar do ressecamento, das micoses e manchas.
Como controlar a oleosidade
Para pessoas que necessitam de atenção extra com a oleosidade da pele durante o verão é indicado o uso de sabonetes líquidos adequados ao controle da oleosidade, lembrando que existe um produto ideal para cada tipo de pele. Os lenços umedecidos são indicados para períodos onde a pele produz mais óleo.
Dedos e virilhas merecem atenção especial
No verão um dos problemas mais relatados nos consultórios de dermatologia são as micoses, especialmente em regiões como dedos e virilhas, provocadas pelo aumento do suor e a maior frequência em praias ou piscinas.
É preciso secar bem todas as áreas mais propensas a umidade, onde podem desenvolver colônias de fungos, responsáveis pelas micoses. No verão devido ao calor aumentam o número de banhos e a chance de as micoses surgirem é bem maior.
O uso de talcos especiais para o corpo e para os pés ajudam a evitar a umidade.
Combatendo o ressecamento da pele e cabelos
No verão quem nunca sentiu os cabelos danificados e a pele ressecada após ir à piscina ou mesmo naqueles dias de praia? O cloro e o sal da água do mar causam esse efeito, pois contribuem para a desidratação da pele e dos fios.
Para combater isso o uso de hidratantes corporais com vitamina D e E diariamente reduzem esses efeitos. Para os cabelos existem produtos específicos como máscaras hidratantes e leave–in indicados para hidratação e nutrição dos cabelos.
A importância do protetor solar e seus aliados
De todos os cuidados com a pele o uso do protetor solar é o mais conhecido e divulgado, contudo apenas usar não é suficiente. A utilização adequada é o diferencial em ter uma pele bonita e saudável de uma pele fragilizada.
O protetor solar precisa ser aplicado a cada duas horas para ter seu efeito garantido, isso para ambientes com grande exposição aos raios solares. Isso acontece nas praias e piscinas onde não existem locais com sombras naturais que possam bloquear o Sol. Acessórios como óculos escuros, bonés e chapéus também são bons aliados.
A escolha do fator de proteção adequado é essencial. Para o uso diário um fator entre 30 e 40 é suficiente. Já para os momentos de maior exposição os fatores superiores a 50 FPS são os mais adequados por oferecerem maior proteção.
É indicado o uso de um protetor solar com um fator mais alto para o rosto que em relação ao aplicado no corpo, uma vez que a exposição da face aos raios solares é bem maior. Outras áreas como colo e pescoço também merecem o mesmo cuidado.
No caso das crianças uma dica importante é aplicar o protetor solar a primeira vez ao sair de casa, uma vez que a euforia natural da idade pode dificultar o trabalho dos pais ao chegar a uma praia ou no clube.
Importante também saber que o horário de maior exposição aos raios solares está entre as 10 da manhã e 16 da tarde.
Conheça outras formas de hidratar a pele
Uma alimentação balanceada também é um dos cuidados com a pele.
Como tratar a pele contra manchas e pintas
Agora se você não teve todos os cuidados com a pele e surgiram manchas, marcas e pintas, o ideal é consultar um dermatologista. Somente ele pode diagnosticar e indicar o tratamento ideal, porque podem ser uma simples mancha ou o início de um câncer de pele. Se não for esse o caso o uso de loções clareadoras e peelings podem amenizar a situação.
Sardas e manchas de Sol são tratadas com laser em até quatro sessões, já outras manchas como o melasma são tratadas com o uso de ácidos, pois precisam atingir várias camadas da pele para que o efeito desejado seja atingido.
Conheça outros detalhes para uma pele bonita e saudável
O estresse é um dos principais inimigos de uma pele saudável e bonita. Noites mal dormidas e problemas como insônia e ansiedade também contribuem para uma aparência cansada e sem vida. Isso porque as células que formam a pele são renovadas a noite, durante o período de sono, na produção do hormônio do crescimento. Também quando se está estressado as chances de doenças aumentam consideravelmente.
Muitas doenças de pele nada mais são que manifestações de um organismo cansado e transtornos psíquicos, como é o caso da psoríase e outras alergias. Uma vida feliz, com atividades agradáveis e noites de sono revigorantes contribuem para uma pele bonita e sem manchas.
Evite banhos quentes e demorados no verão. A alta temperatura prejudica a hidratação porque retira da pele a camada de gordura responsável por sua proteção. Por esse motivo dê preferência a banhos mornos e frios.
O uso adequado da maquiagem também é um dos cuidados com a pele. A utilização de primers é indicado, pois são compostos por ceras e polímeros que atuam formando uma camada suave e não gordurosa onde a maquiagem vai ser aplicada. São também indicados para refrescar a vermelhidão da pele após um longo dia de exposição aos raios solares. A escolha por uma maquiagem leve e suave também protege a pele.
Finalmente, não existe problema nenhum em desejar aquele bronzeado com a cara do verão. Tomar Sol de forma adequada, nos horários permitidos e com a proteção correta, ajuda a proteger a pele, além de estimular a produção da vitamina D, substância muito importante para o organismo, principalmente para os ossos.
Para um bronzeado durar mais procure consumir alimentos ricos em betacaroteno como cenoura, laranja, mamão, beterraba e manga. Sucos refrescantes que levam essas frutas é uma alternativa saborosa de consumo desses alimentos. A alimentação também é um dos cuidados com a pele.